Controle RF 4 botões.


Nos circuitos , estão representados o emissor e o receptor com o uso do módulo RF de 433Mhz. Como explicado na postagem anterior, a entrada digital "Din" (pino 2) do transmissor deve ser conectado a um circuito externo que gere o sinal.

O funcionamento Tx/Rx é simples. Se uma tensão de 5v for aplicada ao pino "Din", o pino 2 do receptor, que é a saída digital "Dout" apresenta também uma tensão de 5v. Se for aplicado zero volt no transmissor, o pino de saída do receptor também apresenta zero volt. (Ver Datasheets)
Ou seja, com apenas um "pushbutton" daria apenas para controlar um dispositivo.

Então a pergunta é: Como se faz para controlar 4 dispositivos com um módulo RF apenas?
A resposta é simples: Basta "modularizar" o sinal e enviar pacotes de dados de forma serial.
Como se faz isso? Com CI's codificadores/decodificadores, ou então usar os pinos Rx/Tx do PIC e configurá-los para trabalhar de forma serial como rs232, I2C.


O receptor RF está ligado a um CI que é um codificador. Esse CI é o HT12E. O HT12E é um codificador(Encoder) da fabricante Holtek de 12 bits. As pinagens de A0 até A7 são utilizadas para o endereço.

O pino 9 é o Gnd e o 18 utiliza-se para conectar o Vcc.

Os pinos 15 e 16 deve-se obrigatoriamente ser ligados por uma resistencia para completar um circuito RC que dará o clock tanto pra saída dos dados quanto pra velocidade de codificação. Internamente, o CI HT12E ja possui um capacitor, necessitando apenas de uma resistência externa para gerar a frequência. A relação entre Frequência/Resistência pode ser encontrada no Datasheet.

O pino 17 é utilizado para saída do sinal "serial" e deve ser ligado ao pino 2 do transmissor RF.

O pino 14 é uma espécie de On/Off de transmissão. Para transmitir o sinal "serial" esse pino deverá estar conectado ao Gnd.

Os pinos D0 a D3 são utilizados para entrada de dados e é ativo em baixo. Para cada pino pode-se utilizar um botão.
OBS: Não conectar tensão acima de 0,5v nos pinos D0 ~ D3. Esses pinos são ativos em baixo. Ou seja, para ativá-los, basta conectá-los ao Gnd.





De forma análoga ao transmissor, o recepitor RF está conectado a um decodificador. É o CI HT12D. As pinagens são:
De A0 a A7 é utilizado para endereçamento. O mesmo endereço configurado no HT12E deve ser o mesmo no HT12D. Exemplo: Se apenas os pinos A0, A3 e A6 do codificador estiverem conectados ao terra, os pinos A0, A3 e A6 do decodificador também deverão estar conectados ao terra. Este endereçamento protege o circuito de ser controlado por outros dispositivos RF.

O pino 14 é por onde o sinal "serial" coletado pelo receptor chega e é codificado pelo Ht12D. Portanto, deve-se conectar esse pino ao pino de saída digital do recepitor (Pino 2).

Os pinos 15 e 16 é ligado através do resistor. O valor da resistência entre o codificador e o decodificador é diferente. (Ver relação Frequência/Resistência no Datasheet).

O pino 9 é o Gnd e o 18 utiliza-se para conectar o Vcc.

O pino 17 (VT) é a verificação de transmissão. Sua saída fica em 5v a cada decodificação feita. Pode-se conectar esse pino a uma interrupção do PIC por exemplo pra informar que um valor foi recebido.

Os pinos A0 ~ A3 é a saída digital. Ou seja, ou é zero, ou é 5v.


:: Funcionamento

Após montar corretamente os circuitos acima, basta conectar um botão dos pinos D0 ~D3 do transmissor ao Gnd para obter uma saída de zero volt aos pinos A0 ~A3 correspondente do receptor. Ou seja, se o Pino "D0" do transmissor for conectado ao Gnd, o Pino "A0" do receptor cai pra zero volt. Se for o "D2", o "A2" cai para zero e assim de modo respectivo.

Quando o estado dos pinos D0 ~ D3 está em baixo, o estado dos pinos A0 ~ A3 também estará em baixo. Caso contrário, se os pinos de entrada não estiverem conectados ao Gnd, os pinos de saída do decodificador apresenta uma tensão de 5v. Porém, com baixa potência. Um LED fica com um fraco brilho quando alimentado com o 5v de uma das saídas.

NERDS

Módulos RF

Existem várias maneiras de se controlar um dispositivo remotamente. Seja com conexões padrões ou wireless. Dentre as wireless se destacam: infravermelho, bluetooth e rádio. Das três apresentadas a que mais corresponde a relação custo/beneficio é o controle via rádio. No mercado já existe módulos prontos para serem acoplados e usados de imediatos em circuitos elétricos.


Os módulos RF funcionam com uma tensão que varia de acordo com o fabricante. Normalmente o emissor aceita uma tensão entre 3v a 5,5v enquanto o recptor trabalha na faixa de 4,5v a 5,5v. Comumente é encontrado com frequencias de operaçãoentre 290Mhz a 433Mhz.



:: Características Elétricas.



Para o funcionamento do transmissor, basta conectar os pinos conforme imagem acima:

Pino 1: Gnd
Pino 2: Entrada digital (Pode conectar a um Pic, Codificadores, Pushbutton, etc.)
Pino 3: Vcc (3v a 5,5v) Verificar manual.
Pino 4: Antena (Pode-se usar um fio de cobre com altura de 10cm a 15cm)

Já a pinagem do receptor:

Pino 1: Gnd
Pino 2: Saída Digital (Pode-se usar o PIC, Decodificador)
Pino 3:Saída linear/Teste
Pino 4: Vcc (4,5v ~ 5,5v)
Pino 5: Vcc
Pino 6: Gnd
Pino 7: Gnd
Pino 8: Antena (Fio de cobre de 10cm ~ 15cm)


Pode-se observar que a utilização de módulos facilita a montagem de qualquer circuito. Com a radiofrequência não é diferente. O par (Tx+Rx) custa em média R$20,00. Se for projetar um circuito RF do nada, além de ser trabalhoso, custa mais.

Segue o contato de onde obter os módulos e uma variedade de componentes eletrônicos.

WorldPic - worldpic@worldpic.com.br

NERDS

Rádio Frequência

Depois de uma longa jornada de pesquisas em sites de fora, estudos e testes, as próximas postagens serão de extrema importancia para estudantes e robistas na área de eletrónica e robótica. Trata-se do uso de módulos de Rádio Frequência, "RF".

No Brasil a procura não corresponde com a demanda. São poucos os sites ou livros que fornecem informações objetivas a respeito do uso de RF. E quando fornecem, parace se resumir apenas a uma mera propaganda de seus fabricantes.

Para facilitar o entendimento do uso do RF, o assunto será tratado em 5 partes:

Parte 1 - Introdução
Parte 2 - Apresentação dos Módulos RF
Parte 3 - Construindo um controle remoto de 4 botões.
Parte 4 - Integrando RF com o PIC

Logo mais, estaremos puplicando uma parte de cada vez.

NERDS

IEEE? Fórum de debate

Fórum IEEE: Tire todas as suas dúvidas sobre o IEEE. Pergunte, opine, contribua com respostas e sugestões.

NERDS!

Campanha Social NERDS!